sábado, 10 de julho de 2010

AS HORMONAS DO PRAZER - AS ENDORFINAS

A endorfina é um neurotransmissor, uma substância química utilizada pelos neurónios na comunicação do sistema nervoso e também uma hormona, uma substância química que, transportada pelo sangue, faz comunicação com outras células. A sua denominação tem origem nas palavras "endo" (interno) e "morfina" (analgésico).
No momento do nascimento há um verdadeiro dilúvio de endorfinas que inunda o corpo da nossa mãe. Horas depois, a substância que nos enche de prazer vai correr no nosso próprio organismo através do leite materno, iniciando uma descoberta de prazer e uma forte dependência para o resto das nossas vidas.

As endorfinas são consideradas como a droga da felicidade pois fixam-se nos receptores de certos neurónios através de um mecanismo semelhante ao dos opiáceos (como a heroína ou a morfina), só que esta é uma droga que o nosso organismo produz uma maneira natural. O nosso humor e as nossas emoções são em grande parte dependentes destas hormonas do prazer, que estão muito ligadas às experiências mais gratificantes e que as reforçam de modo a que cada vez que as experimentamos sejam tão boas como da primeira vez. Como se isso não bastasse, elas também servem como um analgésico antes da dor.

Descobrimos então algo que o Chocolate, o Sexo e o Exercício Físico têm em comum: aumento dos níveis de endorfinas! Ou seja: Prazer!

Todas as ocasiões que nos dão prazer provocam a libertação de endorfinas. A actividade sexual, a ingestão de comida que nos agrade e ainda a exposição ao sol são outras situações em que ocorre a libertação desta substância. As endorfinas também têm o seu lado negativo, pois estas são libertadas quando se consomem drogas ou nicotina.

Pois, também imaginámos que algumas das nossas brincalhonas sócias nos diriam: ah, então posso comer chocolate ou fazer sexo em vez de exercício físico! Não!
Entre outras, a vantagem da actividade física é que não engorda e não precisa de ninguém para a poder praticar! ;-)

Por ser um potente libertador de endorfina o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer. O exercício físico é altamente eficaz no combate ao stress e ansiedade e quando é moderado e regular, descontrai o corpo e activa o sistema imunitário.
O desporto pode ajudar a tratar depressões e esgotamentos nervosos quando praticado regularmente e com alguns cuidados especiais.
A libertação de endorfina, somada à melhora da auto-estima proveniente da sensação de estar fazendo algo em benefício da própria saúde e bem-estar, provoca um estado de plenitude que o praticante regular de actividade física experimenta e lhe traz benefícios a todos os níveis.
As endorfinas, mais propriamente a beta-endorfina, fazem com que seja mais fácil suportar os problemas pessoais, aumenta a auto-estima e pode até levar a situações de euforia.

Principais efeitos das Endorfinas

Melhoram a memória

Melhoram o estado de espírito (bom humor)

Aumentam a resistência

Aumentam a disposição física e mental

Melhoram o nosso sistema imunitário

Evitam as lesões dos vasos sanguíneos

Têm um efeito anti-envelhecimento

Aliviam as dores


Algumas de vocês poderão questionar-se: porque é que então eu não sinto esta sensação de prazer? Para a endorfina entrar em acção, o indivíduo precisa de estar perto de atingir o limite da sua forma física, chegando assim próximo da exaustão. É na zona do hipotálamo que é segregada a endorfina.
Quando os batimentos e a pressão sanguínea estão no seu auge, a endorfina entra em acção, trazendo sentimentos de conquista e capacidade, possibilitando uma nova harmonia para a pessoa. Ou seja, tem que treinar com mais entusiasmo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.