quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mens sana in corpore sano

“Mente sã em corpo são”

Andar a pé, subir escadas, ir às compras e/ou praticar outra actividade que a faça mexer contribui para o seu bem-estar físico e emocional para além de ajudar a prevenir doenças como a obesidade e problemas cardiovasculares, como todas nós já sabemos.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) o sedentarismo é responsável por cerca de dois milhões de mortes anuais, a nível mundial e como principais causas de morte, incapacidade e perda de qualidade de vida destacam-se as doenças crónicas não transmissíveis, como o cancro, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e doença mental.

Para prevenir estas doenças recomendamos um estilo de vida saudável, com actividade física regular e prática de uma boa alimentação.
Eis então alguns factores que lhe poderão trazer algum desconforto e com as quais algumas de nós nos identificamos:
- Stress
- Ansiedade
- Mundo Competitivo
- Exageros
- Pressão Psicológica

Hoje em dia vivemos a um ritmo estonteante onde os factores acima referidos são muitas vezes inevitáveis, e atenção, estes são só alguns, principalmente para as mulheres que para além de trabalharem, chegam a casa e tem de cuidar dos filhos, do jantar, da roupa e de mais uma infinidade de coisas e muitas vezes não se lembram de si próprias.

É importante saber que prática de exercício físico faz-nos libertar diversas substâncias que vão actuar no organismo de forma a provocar uma sensação de bem-estar neutralizando o stress e aliviando assim a ansiedade e a depressão, e sem duvida tem grande influência na regulação do humor.
É quase certo que o ritmo em que vivemos tende a piorar, cada vez mais preocupações, mais stress, mais cansaço… TREINAR é a solução, um treino regular combinado com uma boa alimentação é sucesso garantido.

Ao praticarmos actividade física:
1)Redução da ansiedade;
2)Redução da depressão;
3)Aumenta a sensação de bem-estar;
4)Reduz a ansiedade e a agressividade;
5)Melhora o sono e aumenta a energia;
6)Melhora auto-estima;

E para além de todas estas benesses por praticar exercício, vai adquirir uma nova forma de responder a situações de stress.

Agora é só por mãos à obra, apertar a barriguinha, ombros longe das orelhas e treinar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.