segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Vitaminas antioxidantes

Veja o que deve comer para retardar o envelhecimento dos seus órgãos de forma natural
Fruto de factores como a poluição, o tabagismo, os alimentos fritos ou grelhados ou da acção da exposição solar, os radicais livres exercem uma acção nefasta sobre as nossas células.
Podem mesmo degenerá-las e potenciar o aparecimento de doenças como cancro, lesões nas artérias ou envelhecimento celular, nomeadamente ao nível da pele que é o orgão mais directamente exposto às agressões externas e, portanto, cuja deterioração é mais rápida e visível.
A sua acção pode ser inibida exactamente com a ajuda dos antioxidantes, grupo no qual se inclui a vitamina A, E, C, assim como «o selénio, o cobre, o zinco e os polifenóis. O consumo dos nutrientes anti-radicais livres «deve ser privilegiado desde uma idade muito jovem, como forma de prevenção, até porque esses antioxidantes previnem a oxidação de determinadas moléculas, mas não regeneram as que entretanto já se foram deteriorando».

Onde as encontra
- Fígado, ovos, frutos, vegetais verdes e amarelos, lacticínios, óleo de fígado de peixe, gérmen de trigo, óleos vegetais, citrinos e batatas.
- Excelente fonte de betacaroteno, vitamina C e E, a manga ajuda a combater os radicais livres e reforça a acção dos nossos anticorpos.
- O tomate, quando cozinhado, oferece licopeno, um carotenóide que ajuda a prevenir o cancro, particularmente o da próstata.
- O kiwi contém mais vitamina C do que a laranja! Oferece vitamina E, cálcio e magnésio. Se sofre de prisão de ventre, experimente consumi-lo regularmente ao pequeno-almoço.
- Beba chá verde e inclua salsa nos seus cozinhados. Ambos são ricos em polifenóis, substâncias antioxidantes.
Tomate
Contém vitamina C, ferro e licopeno. O licopeno tem propriedades anticancerígenas, neutraliza os radicais livres e contribui assim para atrasar o aparecimento de rugas. As vitaminas presentes no tomate ajudam a aumentar a imunidade do organismo e o ferro combate a fadiga.
Agrião
Contém iodo, vitamina B6 e vitamina C. Ajuda à regeneração das células da pele e mantém o fígado saudável e, para além disso, «tem muita água e é particularmente hipocalórico». Tem ainda a vantagem de ajudar a digerir gorduras.
Alho
Contém alicina (composto de enxofre que se liberta quando este é esmagado). A alicina incentiva a eliminação do colesterol, melhora a circulação sanguínea, desintoxica o fígado e actua como anti-inflamatório, efeitos que são mais evidentes quando é consumido cru», . O enxofre ajuda a manter a juventude da pele, cabelo e unhas. Além disso, o alho previne o aumento de peso.
Arroz Integral
Contém fibra, hidratos de carbono, vitamina E e magnésio. É rico em nutrientes que ajudam a prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares e a diminuir o nível de colesterol. A elevada quantidade de fibra favorece a digestão e ajuda a dar uma sensação de saciedade.
Alface
Contém vitamina A e C, cálcio, fósforo e ferro. A vitamina A preserva a saúde da pele e das mucosas e a vitamina C ajuda a evitar infecções. O cálcio e o fósforo participam na formação dos ossos e dentes e o ferro na formação do sangue.
Leite
Contém cálcio e vitamina B12. O primeiro fortalece os ossos e previne a osteoporose, a segunda combate a fadiga e os problemas de memória ao mesmo tempo que beneficia os olhos e a pele.
Banana
Contém potássio, vitamina B6 e magnésio. Tem alguns dos nutrientes que mais favorecem as mulheres, como a vitamina B6 para aquelas que tomam a pílula. Mantém as funções muscular e nervosa saudáveis e controla a tensão arterial.
Abacate
Contém ómega 3, vitamina B6 e luteína. Mantém a pele macia e elástica e o cabelo brilhante. Os ácidos ómega 3 ajudam a atrasar o aparecimento das rugas e melhoram as capacidades do cérebro. A luteína é um antioxidante que protege de problemas oculares e cardiovasculares.
Salsa
Contém magnésio, potássio e vitamina A. O potássio que ajuda a baixar a tensão arterial e estimula os rins. Este elemento é destruído na cozedura, por isso, a salsa deve ser consumida crua. A vitamina A beneficia os olhos e a pele.
Kiwi
É o fruto que possui mais vitamina C, o que o torna uma opção excelente para reforçar a imunidade e manter a juventude da pele. «Os fumadores têm um défice de vitamina C e devem ingerir mais kiwi. Além disso, consumido em jejum é um bom estimulante do trânsito intestinal».